A CAPINA foi concebida num momento em que ainda não eram tão evidentes as modificações que se processavam na estrutura do mercado de trabalho, a partir da década de 1980. Entretanto, de forma pioneira, a sua proposta de intervenção já surgia direcionada para as organizações de trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar e em iniciativas urbanas que, de forma associada, apresentassem como perspectiva a busca da eficácia nos processos econômicos com base no exercício de relações democráticas.
Nessa direção, também apoia e promove a articulação de diversos grupos de educação de trabalhadores em torno do Conselho de Escolas de Trabalhadores (1989), com participação de iniciativas de trabalhadores em diversas cidades do país.
Nestes termos, a CAPINA define como seu objetivo: contribuir para o processo de educação e desenvolvimento cidadão e técnico dos trabalhadores buscando, pari passo a sua sustentabilidade econômica, a consistência política das iniciativas econômicas populares, como um dos caminhos para a afirmação da cidadania e para a superação das desigualdades sociais.