Capina

Política de Salvaguarda

A Capina – Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada no Rio de Janeiro (RJ), em 1988, que tem como missão atuar no campo da Economia dos Setores Populares, buscando a afirmação da cidadania dos/as trabalhadores/as. A Capina compreende cidadania como o exercício da capacidade de crítica, de resistência e de incidência sobre as condições que geram desigualdades e a deterioração social, política e ambiental. Nesse sentido, a Instituição busca qualificar empreendimentos econômicos populares e seus assessores, com vistas à construção das condições necessárias à sustentabilidade dessas iniciativas.

Esta Política tem como objetivo criar condições para promover e proteger os direitos de crianças, adolescentes e adultos envolvidos nas atividades da Capina, estabelecendo normas e procedimentos a serem observados por toda a equipe e por parceiros/as da organização, com vistas a: (a) prevenir e identificar possíveis danos à integridade física, psíquica ou moral dessas pessoas; e (b) responder de forma adequada a eventuais suspeitas de violação deste compromisso.

A presente Política aplica-se a todas as pessoas vinculadas à Capina, incluindo associados/as, conselheiros/as, diretores/as, estagiários/as, consultores/as, funcionários/as, empregados/as, voluntários/as, bem como aos demais fornecedores de bens ou serviços da entidade.