Mês de aniversário da CAPINA tem agenda cheia, com encerramento da formação EVE e de curso para MEIs
O mês de novembro marcou o aniversário de 37 anos da CAPINA. Foi um período de trabalho intenso, mas também de aprendizados, trocas, conexões e reflexões. E as comemorações foram do jeito que a gente gosta: com a agenda cheia! Encontros, eventos, formações, assessorias, planejamentos e oficinas que nos mantiveram de pé para seguir nosso trabalho com orgulho e responsabilidade.
Dentre as tarefas mais destacadas de novembro, encerramos o curso ‘MEI SEM SEGREDOS’ realizando os dois últimos módulos. Voltado para para mulheres de Duque de Caxias e região, o curso teve 72 horas de formação prática e teórica sobre a política do Microempreendedor Individual (MEI) em caráter imersivo, com os três módulos ocorrendo na AAFBB, em Xerém.

Também durante os nove dias de curso, as participantes tiraram dúvidas para regularização de pendências, renegociação de dívidas e questões previdenciárias e de seguridade social. Os encontros proporcionaram um fortalecemento da rede local entre as mulheres para troca de experiências profissionais e pessoais. Também constou na ementa do ‘MEI SEM SEGREDOS’ temas como o processo de registro e formalização de um MEI, as obrigações fiscais e tributárias como pagamento da guia DAS e a realização da declaração anual; além de técnicas de gestão financeira com explicações sobre fluxo de caixa e relatórios mensais.
As participantes ainda marcaram presença na roda de conversa ‘Violências, economias e territórios: conversas urgentes – Cotidiano de inseguranças das trabalhadoras e trabalhadores e o direito à cidade’, que debateu perspectivas das trabalhadoras e dos trabalhadores para a questão da violência nos territórios periféricos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no Museu da República, no Catete, outro encontro potente realizado pela CAPINA em novembro.
Término da formação ‘Estudo de Viabilidade Econômica e Gestão Democrática’ em parceria com a Fiocruz
Mais um evento marcante no mês de novembro foi o oitavo e último encontro da formação do ‘Estudo de Viabilidade Econômica e Gestão Democrática’ que envolveu as processadoras da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU). As reuniões fazem parte do projeto “Produção Sustentável no entorno da Floresta da Pedra Branca: fortalecendo redes e territórios a partir da soberania e segurança alimentar e nutricional, agricultura urbana, agroecologia e saúde”, realizado pela Fiocruz Mata Atlântica em parceria com a CAPINA, a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e a Rede CAU, a partir dos recursos de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Reimont (PT-RJ). Os encontros foram realizados na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), em Manguinhos, exceto o último, que ocorreu no Museu Bispo do Rosário, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro.

Feiras agroecológicas e planejamentos visando 2026 também na agenda de novembro
E novembro não parou por aí: além do fim dessas duas formações, a CAPINA esteve em mais uma edição da Feira Agroecológica do Hospital Federal de Bonsucesso/Grupo Hospitalar Conceição, onde também ajudou a planejar o ano de 2026. Outra feira agroecológica no horizonte para o ano que vem é Feira Agroecológica de Guaratiba. A CAPINA esteve em encontros de planejamento, organização e estruturação desta iniciativa, em parceria com o coletivo Tudo Numa Coisa Só e com a Fundação Angélica Goulart.
Ainda deu tempo de marcar presença em uma formação para aplicação do método LUME, da AS-PTA, participar do planejamento de 2026 da Rede CAU e iniciar o planejamento interno para o ano que vem.
😅UFA! Um mês de agenda cheia mas também de coração cheio. Continuamos trabalhando em dezembro para que 2026 seja mais o primeiro dos próximos 37 anos da CAPINA atuando ao lado da Economia dos Setores Populares, sempre!