A formação realizada com empreendimentos de mulheres da região metropolitana do Rio de Janeiro segue enérgica e tem mobilizado importantes aprendizados para o grupo participante e para CAPINA.
Na última semana realizamos o 7° módulo no CENAM - Centro de Acolhida Missionária em Santa Teresa, e adentramos com a temática importantíssima da comercialização.
Primeiramente, dialogamos sobre nossas práticas e estratégias de venda: conhecemos nossa produção, clientes e concorrentes? Como atuamos, onde vendemos? Essas foram questões mobilizadoras importantes para percebermos quais são as práticas de comercialização adotadas e concepções de mercado.
Posteriormente, discutimos como poderíamos qualificar melhor nossos produtos, nosso entendimento sobre as estratégias de vendas e alguns caminhos para melhorar a prática do registro. Para isso, utilizamos material produzido pela CAPINA sobre o conhecimento básico necessário para se realizar uma venda e um instrumento de controle de fluxo de caixa.
Além disso, compôs a programação desse encontro uma oficina sobre “design de cores”, atividade demanda pelo grupo de mulheres por ser fundamental, principalmente, para quem trabalha com artesanato e costura. Nesta atividade, refletimos sobre a “psicologia das cores”, isto é, as influências, sensações e percepções que temos de cada cor em nossa vida. Esse conhecimento possibilita desenvolvermos melhor nossa produção, o marketing dos produtos e a criar/brincar com os padrões estabelecidos.
Como não poderia faltar, a "cultural junina" embalou a noite de quinta feira com caldos, canjica, quitutes variados e quadrilha!!!
A formação segue até o mês de setembro e até lá teremos mais dois módulos com todo o grupo e diversas atividades de campo da equipe da CAPINA – visitas a cada um dos empreendimentos para realizarmos acompanhamento e assessoramento individual: Empório da Chaya (Paracambi), Entrelinhas e Rendas (Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro), Associação do Socavão (Guapimirim), Carioca tem Arte (Santa Cruz - Rio de Janeiro), Arte das Pretas (Santa Cruz - Rio de Janeiro), Pequenos Gestos (Seropédica), Sítio SIlvas (Seropédica), Univerde (Nova Iguacú), Empreendedoras de Duque de Caxias, da Maré e Campo Grande - Rio de Janeiro.
Ainda há muito trabalho pela frente, mas já é possível dizer que o objetivo dessa formação, fortalecer o protagonismo das mulheres na economia dos setores populares, se torna cada dia mais relevante e candente.