Dos dias 28 de junho a 01 de julho no CENAM – Santa Teresa, realizamos o segundo encontro das duas formações que estão sendo desenvolvidas pela CAPINA, denominadas:
“O protagonismo das mulheres na Economia dos Setores Populares: práticas, saberes e territórios em movimento”
“Formação Continuada de Formadores: Processos de Trabalho e Sustentabilidade da Economia dos Setores Populares na Atualidade.”
Ambas propõem trabalhar a sustentabilidade com foco na afirmação da cidadania ativa das(os) educadoras(es), trabalhadoras(es) e suas iniciativas econômicos populares. Sendo que a Formação direcionada para mulheres da região metropolitana do Rio de Janeiro articula viabilidade econômica e gestão democrática ao direito a cidade. Diferente da Formação Continuada de Formadores que tem como intuito trabalhar as ferramentas da viabilidade econômica e, principalmente, as experiências e práticas de comercialização desse setor da economia.
Chamamos a atenção para a simultaneidade que estamos realizando as atividades, um desafio proposto pela CAPINA. Nosso intuito é criar um campo de experimentação e de trabalho com os temas acimas citados, possibilitando o diálogo do conjunto das/os participantes e a movimentação da equipe da CAPINA em ambos os espaços.
Entre os conteúdos/trabalhos desenvolvidos nesse segundo encontro das Formações, destacamos: o resgate da história de formação de diferentes territórios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Atividade que mobilizou um interessante diálogo sobre as precárias condições de infra estrutura, moradia, mobilidade e educação onde vivemos. Evidenciando que os processo de privatização dos serviços públicos é de longa data, assim como as ações de resistência e incidência das populações.
O debate do ‘neoliberalismo’ foi outro tema central durante as formações.
Além disso, a gestão compartilhada, isto é, a instalação das equipes de gestão em ambos os cursos foi elemento que provocou fundamentais discursões dos grupos. Quais são os papeis das cinco dimensões do trabalho - Infraestrutura, avaliação, coordenação, registro e outras linguagens?
O III módulo dos Cursos será no final e agosto, durante esse intervalo realizaremos atividades nos territórios, como visitas aos empreendimentos para acompanhar a realização dos trabalhos de campo.