Realizamos o II módulo da "Formação de Formadores: um diálogo entre técnicas(os) que atuam no campo da Economia dos Setores Populares" durante os dias 16, 17 e 18 de setembro no CENAM (Santa Tereza/RJ).
Neste, o tema que orientou nosso trabalho foi "interseções em gestão e formação", como um elemento central para sustentabilidade dos empreendimentos da Economia dos Setores Populares - tema que gerou calorosos debates!!!
Iniciamos identificando e aprofundando qual é nossa governabilidade, e não governabilidade sobre diversas questões/entraves que constituem o nosso trabalho. Entre elas, destacaram a nossa possibilidade ou dificuldade (enquanto assessor(a)) de "mobilizar" o empreendimento e trabalhar em um contexto de escassez de recursos devido ao desmonte das políticas nacionais voltadas para a Agricultura Familiar/Economia Solidária/Resíduos Sólidos, etc
Continuamos conhecendo e trabalhando com algumas ferramentas do Estudo Viabilidade Econômica (EVE) que são fundamentais para o desenvolvimento da gestão democrática - se trabalhados numa perspectiva da formação. Por segmento (agricultura, artesanato/vestuário, serviços, comercialização e beneficiamento), colocamos em práticas as ferramentas com o objetivo de chegarmos até o "ponto de equilíbrio" da produção/prestação do serviço.
Este II encontro foi momento, ainda, de iniciarmos o estudo do "capital de giro" como parte do EVE e discutirmos sua diferença em relação aos custos de investimentos.
A programação foi composta por duas feiras organizadas pelo coletivo da formação!!! Uma de exposição/vendas e outras de trocas solidárias que animou a noite cultural realizada também no CENAM.
Nosso próximo encontro será em outubro, dias 21 a 23, e a realização dos trabalhos de campo que darão a tônica da Formação!!!
Até breve!